Dicas para acabar com o desgaste das articulações 


Confira algumas dicas fáceis de fazer para acabar com o desgaste das articulações

1. Exercite-se. A atividade física, principalmente de alongamento, de musculação ou postural, ajuda a manter a cartilagem saudável quando alternada com momentos de repouso. Só não esqueça, sempre, de alongar-se antes.
2. Cuidado com os abusos. os excessos também podem comprometer os ligamentos. Se você sentir dor persistente, é sinal de que passou dos limites.
3. Ao iniciar uma nova atividade, comece devagar até sentir que seu corpo está habituado.
4. Não realize atividades prolongadas com a cabeça abaixada.
5. Evite movimentos repetitivos em rotação da cabeça ou do tronco.
6. Não durma de bruços. A posição ideal para dormir é de lado, com uma almofada entre os joelhos.
7. Atenção ao tamanho do travesseiro: ele deve respeitar o espaço entre a cabeça e o ombro.
8. Cuide da postura, de pé ou sentado. Recomenda-se o uso de cadeiras de encosto reto, colchões duros e estrados de cama inteiriços.
9. Ao sentar-se, sua coluna deve estar apoiada por inteiro no encosto da cadeira. Evite, também, cruzar as pernas. O ideal é manter as coxas apoiadas no assento e os dois pés apoiados no solo.
10. Não se curve ao pegar um objeto no chão. Dobre os joelhos e abaixe com a coluna na posição vertical.
11. Evite situações que solicitem flexão prolongada dos joelhos, bem como atividades com o tronco inclinado para frente.
12. Mantenha seu peso ideal. O excesso aumenta a sobrecarga mecânica com consequente hipersolicitação nas articulações, especialmente as do quadril, joelhos, costas e pés.
13 Não carregue peso sem o auxílio de outra pessoa.
14. Use proteção esportiva como joelheiras, capacetes, cotoveleiras e tornozeleiras. Os idosos devem apoiar-se em uma bengala sempre que estiverem com dificuldades de locomoção. Peça sempre orientação do seu médico ortopedista ou ao fisioterapeuta.

0 Comentario "Dicas para acabar com o desgaste das articulações "

Postar um comentário