18 dicas de saúde para a sua viagem


Com a viagem programada – seja ela de curta ou longa duração, nacional ou internacional – é importante adotar alguns cuidados para manter o organismo funcionando bem. Viagens são oportunidades para sair da rotina:  praticar esportes ou atividades não costumeiras, comer em lugares diferentes e também experimentar pratos típicos do destino. A chance de descansar, pode se transformar em um grande problema se não estiver um cuidado especial com a saúde. É possível evitar contratempos que podem fazer o turista trocar a praia, a piscina ou a montanha pela cama do hotel, ou pior, do hospital com pequenas dicas.

1. Evite o descontrole na alimentação
Mantenha a alimentação regrada, em locais muito diferentes, com porções adequadas e um cardápio balanceado. O segredo é controlar a ansiedade e a vontade de experimentar tudo de uma única vez e ter atenção ao que for consumir.

2. Atenção as comidas de rua
Algumas comidas de rua aumentam o risco de contaminação por bactérias. Se for alguma comida já preparada – como é comum em praias – é preferível optar por alimentos cozidos, que estejam em temperatura adequada, e não abusar de condimentos. Usar o bom senso é a melhor dica para evitar problemas com alimentação em viagens. Por mais que as pessoas tenham boas intenções, os riscos sempre existem.

3. Priorize o café da manhã
O café da manhã, mesmo durante uma viagem, continua sendo a refeição mais importante do dia.

4. Tenha sempre uma opção de lanche saudável
Alguns passeios aos pontos turísticos são demorados. Três refeições diárias às vezes não são suficientes. O melhor é ter sempre consigo uma barrinha de cereal, uma fruta ou alguma outra opção mais saudável de lanche.

5. Cuidado com alimentos exóticos
Em viagens para lugares cujos pratos típicos são muito diferentes do cardápio brasileiro, a comida pode ser um perigo para o sistema digestivo.

6. Verifique a necessidade de se vacinar
Alguns estados brasileiros no centro-oeste, países como Peru e Colômbia, e ainda regiões da Oceania, requerem obrigatoriamente a aplicação de vacina contra a febre-amarela 10 dias antes da viagem. Se o destino é algum país na África ou ainda na região amazônica, algumas doenças como a malária não têm vacina. Nesse caso, é importante é observar o próprio corpo durante e depois das férias. Essa doença pode levar até meses para aparecer. No caso de doenças para as quais não há vacina, o viajante – sob orientação médica – pode fazer uso da profilaxia (um conjunto de remédios que podem prevenir infecções).

7. Prepare-se para a o movimento
Se a intenção é praticar esportes durante as férias, mas não tem como hábito se exercitar, cuidado. A falta de preparo físico pode ser um complicador, principalmente se a atividade for ao ar livre e sob forte calor.
O ideal é manter-se sempre hidratado, com uma garrafa de água sempre à mão.

8. Cuidado com café e energéticos
Muitos viajantes aventureiros tomam café e produtos energéticos para aumentar a atividade corporal. É preciso muita atenção ao ingerir tais bebidas, já que pessoas com problemas cardíacos e hipertensão podem sofrer com os efeitos colaterais, como ansiedade e irritabilidade, além de ter um aumento descontrolado da adrenalina. A recomendação é de não tomar mais de uma latinha de energético por dia ou três xícaras de café.

9. Fique atento ao fuso e às mudanças de temperatura
Em viagens de longa duração, é importante se informar com antecedência sobre as diferenças de horas entre o lugar de origem e o destino e como isso pode causar problemas à saúde. O fuso horário pode acarretar sérios problemas antes mesmo da viagem. Com uma diferença muito grande de tempo, o organismo mantém seu funcionamento no horário antigo e até ele se adaptar a pessoa corre o risco sofrer uma queda na imunidade. As diferenças de altitude e de temperatura, associadas à queda da imunidade por causa do fuso também podem resultar em doenças.

10. Atenção especial a idosos e portadores de doenças pulmonares crônicas
Os jovens levam vantagem e se adaptam às diferenças climáticas mais facilmente. Porém pessoas com problemas pulmonares crônicos ficam mais expostas a infecções devido ao frio e correm mais risco de contrair pneumonia, independente da idade. Já onde o clima é de extremo calor o perigo da desidratação é permanente. Por isso, recomendam os especialistas, é importante se hidratar constantemente.

11. Remédios: não esqueça as prescrições
Caso necessite tomar remédios durante uma viagem ao Exterior, é importante levar a prescrição do medicamento feita pelo médico no Brasil e, se possível, escrita em inglês. No entanto, não é garantido adquirir remédios em drogarias fora do país.

12.Remédios na mala
Medicamentos de uso contínuo devem ficar acompanhados das prescrições médicas. Em alguns lugares é proibido vender remédios com prescrição estrangeira. Para evitar esse tipo de inconveniente, o recomendado é que se reserve a quantidade de medicamento necessária para os dias de viagem.

13. Contrate um seguro saúde com cobertura internacional
No caso de algum problema de saúde durante a viagem, o ideal é sempre procurar auxílio médico. Se o viajante estiver em algum lugar fora do Brasil, contratar um plano internacional é a melhor indicação.

14. Cuidado aos detalhes que fazem a diferença
Independente do destino da viagem ser no Brasil ou no Exterior, é muito importante buscar informações sobre o local. Certifique-se que toda a documentação pessoal esteja em um lugar seguro e sempre acessível, como identidades, passaportes, bulas e prescrições dos medicamentos mais importantes, além de endereços que podem ser úteis, como hospitais, embaixadas e consulados.

15. Viagem com crianças
Durante uma viagem, o mais importante é manter a criança hidratada do que com a barriga cheia. A dica é dar apenas lanches leves, pois comidas mais pesadas podem provocar enjoo, náuseas e vômitos. Dependendo do horário da viagem é fundamental prestar atenção a fatores ambientais, como sol e frio. Durante viagens noturnas, é importante certificar-se de que a criança está devidamente agasalhada, enquanto que em passeios diurnos, vale a pena passar um protetor solar ao sair de casa;

16. Leve sempre um analgésico
Um analgésico na bolsa nunca é demais, pois o estresse da viagem, da mudança de fuso-horário e clima pode ocasionar dores de cabeça e de ouvido.

17. Atenção a gripes e resfriados
Gripes e resfriados são problemas frequentes. Para prevenir o incômodo da obstrução nasal, tenha em mãos uma solução isotônica (como soro fisiológico), que deve ser usada pra limpar e desobstruir o nariz. Essa dica é especialmente importante para os lactentes, que não são hábeis em respirar pela boca e podem sofrer muito com a coriza.

18- Mantenha um antiemético na bolsa
O movimento do carro, ônibus ou avião pode provocar enjoos e náuseas, por isso é aconselhável ter um antiemético por perto, que deve ser previamente prescrito por um médico.

0 Comentario "18 dicas de saúde para a sua viagem"

Postar um comentário