Sintomas do autismo Infantil

Sintomas do autismo Infantil
O autismo é uma patologia infantil que está classificada entre os Transtornos Globais do Desenvolvimento.  Disfunção crônica e incapacitante que prejudica o desenvolvimento normal infantil e tende a se manifestar até os três anos de idade. Suas características principais incluem diminuição no ritmo do desenvolvimento neurológico, psicológico, social e linguístico.  
        Ficam comprometidas também algumas das funções sensoriais da criança como o ver, o tocar, o sentir, o equilibrar e até mesmo degustar. A função da linguagem é atrasada e em alguns casos nem chega a se manifestar.

A prevalência mundial do autismo é de aproximadamente 60 casos em cada 10 mil crianças, sendo que sua frequência é maior em até quatro vezes em meninos.  Um dos primeiros sinais a serem percebidos pelas pessoas que acompanham as crianças autistas é a ausência do desenvolvimento da linguagem. 

A linguagem pode aparecer de formas características, a criança pode repetir tudo o que ela escuta (ecolalia), a linguagem tende a ser mais rígida e menos flexível dificultando alguns aspectos de sua vida social. 
         Além dos sintomas citados podemos destacar também que crianças autistas apresentam certo distanciamento nas relações afetivas e sociais, e a atenção voltada para outras crianças ou pessoas não ocorrem.

Sendo assim podemos afirmar que as habilidades sociais são muito prejudicadas ocorrendo frequentemente o isolamento ou comportamento social inapropriado. 

Podemos citar ainda sintomas como: pobreza no contato visual, pouca ou ausência na demonstração de afeto, falta de empatia e reciprocidade. Devemos nos atentar também para os padrões repetitivos de comportamento que são característicos deste transtorno que acabam por causar certa resistência na alteração da rotina, apego a objetos e fixação por movimentos de peças, movimentos como balanceio, bater palmas repetidamente, andar em círculos ou de um lado para o outro assim como as estereotipias motoras

Para se chegar ao diagnóstico do autismo infantil a criança deve ser examinada por um médico especialista e passar por um processo investigatório longo e detalhado.
       Alguns Indicadores de Disfunção de Integração Sensorial:
         - Cair, esbarrar ou derrubar objetos com frequência;
- Comportamento hiperativo ou ao contrário, hipoativo;
- Reações exageradas ou nenhuma reação ao toque e a certos tipos de roupas;
- Alimentação seletiva;
- Medo de altura e/ou movimento;
- Dificuldade em manter a atenção e sentar para fazer a lição;
- Grita ou chora quando existe muito barulho;
- Mostra pouca ou nenhuma reação a estímulos, incluindo a dor e extremo calor e frio;
- Enjoa ao andar de carro ou ônibus;
- Escovar os dentes parece mito sofrido;
- Evita sujar-se ou suja-se nas brincadeiras e não demonstra qualquer incômodo
Desta forma, ao suspeitar de Disfunção de Integração Sensorial é indicado uma avaliação por Terapeuta Ocupacional com formação em Integração Sensorial.


0 Comentario "Sintomas do autismo Infantil "

Postar um comentário