13 causas de prisão de ventre


O que causa a prisão de ventre? Geralmente, a culpa está em uma dieta pobre em fibras, em ignorar repetidamente o desejo de ir ao banheiro, em não beber água suficientemente ou na falta de exercícios físicos. “Mas a constipação intestinal também tem outras causas menos conhecidas, incluindo certos medicamentos e suplementos, bem como condições médicas potencialmente graves”, informa o gastroenterologista Silvio Gabor.
A seguir, o especialista revela 13 possíveis causas da constipação intestinal.


1. HipotireoidismoO funcionamento lento da tireoide retarda os processos metabólicos do corpo, até mesmo do intestino. É lógico que nem todas as pessoas com disfunção da tiroide têm prisão de ventre, assim como nem todos os casos de prisão de ventre significam que a tiroide da pessoa esteja funcionando de maneira irregular. Ainda assim, o médico recomenda checar essa possibilidade.
2. AnalgésicosEsses medicamentos, como aspirina e ibuprofeno, podem causar prisão de ventre. “Alguns estudos sugerem que pode realmente haver um risco maior de constipação intestinal para pessoas que são usuárias crônicas desse tipo de remédio”, afirma Gabor.
3. ChocolateHá algumas evidências de que o chocolate pode causar prisão de ventre, embora outros estudos digam que a guloseima até ajuda algumas pessoas constipadas. “Em um estudo de 2005, ficou comprovado que pessoas com constipação crônica ou síndrome do intestino irritável são mais propensas ao problema quando consomem chocolate, assim como banana e chá preto. Eliminar ou cortar o doce por causa da constipação é uma decisão que deve ser avaliada individualmente”, diz Gabor.
4. VitaminasEm geral, vitaminas não causam prisão de ventre, mas certos componentes, tais como cálcio e ferro, podem ser um problema. “Em alguns casos, é recomendável que pacientes que estejam tomando suplementos à base de ferro ou cálcio suspendam a ingestão. Se a suplementação for essencial, seria recomendável prescrever também um laxante suave”, orienta o médico.
5. Laxantes em excessoAlguns laxantes funcionam estimulando a atividade intestinal por causarem uma irritação da mucosa. No entanto, é importante destacar que laxantes só devem ser ingeridos com prescrição médica. “Quando utilizados por longos períodos de tempo, esses medicamentos podem levar à dependência, ou seja, seu intestino não vai funcionar corretamente sem eles”, alerta Gabor.
6. Poucas fibrasUma dieta rica em queijo e outros alimentos com poucas fibras e muita gordura, tais como ovos e carne, podem retardar a digestão. A solução? “Reduza o consumo de tais alimentos e aumente a ingestão de fibras para cerca de 30 gramas por dia. Se você come diariamente queijos, carne vermelha e ovos, adicione verduras, frutas e outros alimentos que contenham fibras à dieta. Além disso, procure evitar fast food e alimentos processados, que geralmente são pobres em fibras”, ensina Gabor.
7. AntidepressivosA prisão de ventre parece estar associada com inibidores seletivos da recaptação de serotonina, mecanismo de ação de alguns antidepressivos. “Não é possível afirmar que todos os medicamentos antidepressivos tenham esse efeito colateral, geralmente a constipação é um problema provocado pelos antidepressivos tricíclicos. No entanto, se você está tomando um deles e notou o problema, converse com seu médico. Ele poderá, se for o caso, prescrever um laxante suave”, diz o gastroenterologista.
8. DepressãoO especialista explica que, assim como o hipotireoidismo, a depressão provoca uma desaceleração geral dos processos normais do corpo, o que também pode afetar o intestino. “Pessoas com síndrome do intestino irritável, moléstia intimamente ligada à depressão, também são mais propensas à constipação”, observa o médico.
9. AntiácidosEles são ótimos para combater a azia, mas alguns podem causar prisão de ventre, especialmente os que contêm cálcio ou alumínio na composição. “Existem diversas opções de antiácidos no mercado, mas você também pode tomar algumas atitudes para reduzir o risco de azia: não comer em excesso durante as refeições e consumir menos alimentos gordurosos e mais fibras. Isso ajuda a prevenir a azia e a constipação”, recomenda Gabor.
10. Pressão alta e alergiasA prisão de ventre pode ser um efeito colateral de medicamentos comumente usados para tratar a pressão arterial elevada, tais como bloqueadores dos canais de cálcio e diuréticos. “Diuréticos, por exemplo, reduzem a pressão arterial, aumentando a produção de urina, o que libera mais água do organismo. No entanto, a água também é necessária para manter as fezes macias e levá-las para fora do corpo”, diz o médico. Ele acrescenta que os anti-histamínicos utilizados para tratar sintomas alérgicos também podem causar constipação.
11. Doença Inflamatória IntestinalConhecida como DII, inclui duas condições crônicas principais: a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Ambas podem causar cólicas, perda de peso, sangue nas fezes e diarreia crônica. “No entanto, na colite ulcerosa a constipação pode ser um sinal de inflamação no reto; na doença de Crohn, de obstrução no intestino delgado”, acrescenta o gastroenterologista.
12. PartoA constipação é comum durante a gravidez, mas o parto pode ser um problema. Os músculos abdominais lentos, o uso de analgésicos e a anestesia durante o procedimento são as causas mais prováveis para a prisão de ventre logo após a mulher ter bebê. “Além disso, pode haver alguma dor perineal pós-parto e o medo de causar mais desconforto acaba sendo um fator importante para a constipação”, explica Gabor.
13. Diabetes e condições neurológicasA diabetes pode causar danos nos nervos que afetam a capacidade de uma pessoa digerir os alimentos. A maioria dos pacientes com diabetes avançado apresenta esse problema. Por isso, é sempre bom fazer um teste para saber o nível de açúcar no sangue. “Condições neurológicas, tais como esclerose múltipla ou doença de Parkinson, também podem causar obstipação – que, nesses casos, normalmente aparece com outros sintomas, como dificuldade para urinar e visão dupla”, finaliza Gabor.

Fonte: http://bit.ly/1f30zUt

0 Comentario "13 causas de prisão de ventre"

Postar um comentário