As pessoas com asma podem praticar esportes?



Se você já pensou sobre essa questão, iremos esclarecer sua dúvida. A prática de exercícios físicos contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tem limitações fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro. Os exercícios são recomendados desde sejam praticados de forma responsável, sabendo bem as limitações e que sigam as recomendações do médico. Quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio e a respirar com mais facilidade. Ainda aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.

Vejamos então os esportes mais recomendados para pacientes com esta doença crônica:

Natação

é uma das alternativas mais indicadas por médicos para ajudar na recuperação ou para o tratamento de problemas pulmonares crônicos. Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração.

Caminhadas ou corrida leve

São muito indicadas pelos médicos para quem sofre com problemas respiratórios. É uma atividade simples, barata e de fácil execução, indicada quase sem restrições e que pode beneficiar muitas pessoas. A corrida, ao contrário, estimula a respiração pela boca, fazendo com que a pessoa inale um ar seco e frio, podendo induzir crises. O importante é que a pessoa faça uma avaliação com o médico especialista antes de iniciar a prática esportiva. É importante salientar, que durante o treino, sintomas como dores no peito, enjoo, fraqueza e queda brusca de pressão são sinais de que a pessoa deve parar imediatamente.

Esportes aeróbicos em geral

São os mais recomendados aos portadores de asma: futebol, vôlei, dança, ciclismo, etc. Crianças devem ser estimuladas a brincar livremente, correr, pular, andar de bicicleta, etc. Cada um deve escolher o esporte que mais lhe agrada e a modalidade mais adequada à sua idade, capacidade física e ao grau de apresentação e controle de sua doença. Em geral, exercícios físicos que combinam momentos que exigem potência máxima com a atividade mais calmas e menos físicas. Comece a praticar esporte gradualmente aumentando progressivamente o ritmo e intensidade.

O esporte e a prática de atividades físicas regulares são partes integrantes do tratamento, além de contribuírem para a saúde física e mental tanto nas crianças como nos adultos. Uma pessoa que esteja com bom condicionamento físico e respiratório, tenderá a ter uma melhor evolução e a lidar melhor com a asma.

Observação: Pacientes com asma devem evitar esses esportes ou exercícios físicos que exigem muita energia por longos períodos.

Equipe-se com tudo o que você precisa: com as roupas e os acessórios adequados.
Em qualquer caso, antes de escolher um esporte, você deve saber suas limitações e condições físicas. Não se esqueça de verificar com o seu médico, pois ninguém melhor do que ele que conhece seu caso e, portanto, também suas necessidades.  E não esqueça do broncodilatador que você pode usar quando sentir o menor desconforto. Não espere piorar.

0 Comentario "As pessoas com asma podem praticar esportes?"

Postar um comentário