Os 18 Alimentos que ajudam a prevenir o Câncer


Fundamental para afastar ou diminuir as chance de qualquer tipo de doença, inclusive o câncer, a alimentação de qualidade é essencial. Hoje com 44% dos homens e 39% das mulheres sendo diagnosticados com câncer, tornou-se ainda mais importante entender os alimentos que não só nutrem seu corpo, mas também desintoxicar-lo de qualquer tipo de agentes causadores de câncer. Confira:

1- Algas:
Chlorella e Spirulina são duas das algas mais potente. Devido à sua incrível ação de desintoxicação incluindo a ligação e eliminação de metais pesados, além de ter propriedades que fortalecem o sistema imunológico e promover a produção de flora intestinal saudável.

2- Alho e cebola:
Pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos. Auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. A Organização Mundial de Saúde recomenda a adição de um dente de alho por dia no cardápio. A mudança é simples, mas é suficiente para reduzir o risco de câncer de cólon, estômago, esôfago, pâncreas, intestinal, de próstata e mama.

3- Aloe Vera:
Tem fortes propriedades imunomoduladoras e anti-tumorais em polissacarídeos, o que significa que aumenta a função do sistema imunológico e destrói tumores de câncer. Os polissacarídeos da aloe vera exibem potentes macrófagos ativando atividades, incluindo a produção de volumes crescentes de óxido nítrico, que tem um potencial anti-tumoral.

4- Aveia:
O alimento mais rico em beta glucanas, fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal, pois formam um gel em torno do bolo alimentar, melhorando seu transporte. Isso ajuda a prevenir cânceres de cólon e reto, justamente por impedir que as substâncias tóxicas fiquem muito tempo no nosso corpo.

5- Brócolis:
Reduz o risco de alguns tipos de câncer, como colorretal, de pulmão, de próstata e de mama. Isso ocorre devido a nutrientes chamados glicosinolatos que estimulam a eliminação de toxinas e agentes mutagênicos do organismo, substâncias capazes de estimular a transformação das células e causar tumores.

6- Castanha-do-pará:
Oleaginosa rica em uma dupla dinânica: vitamina E e selênio. Esses nutrientes têm ação antioxidante e, quando consumidos juntos, potencializam este efeito. Substâncias podem colaborar na redução do câncer do pâncreas. Elas atuam reparando o DNA e, com isso, diminuem o número de mutações. Porém, o mineral em excesso pode causar estresse oxidativo (ação contrária), portanto nada de abusar no consumo.

7- Cenoura:
Contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama e retal. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.

8- Chá verde:
Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque somente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. A bebida é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer. Sendo importante a atuação do chá verde contra o câncer de pulmão. Uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.

9- Fibras:
Alimentos ricos em fibras, incluindo alguns tipos de cereais, raízes, legumes e verduras, protegem contra o câncer de cólon.

10- Frutas vermelhas:
Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor. Reduz o risco de desenvolver câncer de boca, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.

11- Grãos:
Pães integrais e cereais contêm ácido fólico, que além de prevenir os bebês contra defeitos de nascimento também reduz o risco de câncer de cólon.

12- Leite:
Alimentos ricos em vitamina D, como leite desnatado, ajudam a eliminar produtos químicos cancerígenos liberados durante a digestão de alimentos ricos em gordura.

13- Maçã:
Rica em um nutriente chamado quercetina, que pode proteger as células de danos ao DNA causados por radicais livres. Ela seria mediadora da defesa imunológica celular, principalmente nas células do intestino. Além disso, ela possui várias fibras, que melhoram o trânsito intestinal e ainda tem efeito desintoxicante.

14- Ovos com gema:
A gema de ovo pode ter proteção contra o câncer. A parte amarela é rica em colina, que tem sido associada a menores taxas de câncer de mama. Uma gema fornece 25 por cento das suas necessidades diárias da substância.

15- Raspas de limão ou laranja:
As raspas contém d-limoneno, um antioxidante que pode reduzir o risco de câncer de pele em até 30 por cento se você consome pelo menos 1 colher de sopa por semana.

16- Soja:
As isoflavonas são componentes semelhantes ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, elas estão ligadas à prevenção dos cânceres de mama e útero. Mas também agem contra o de próstata. A Food and Drug Administration (FDA) indica o consumo de 25 g , isto é, 1 colher (sopa) por dia de proteína de soja.

17- Tomate:
Essa fruta, muitas vezes confundida com um legume, é rica em licopeno, carotenoide íntimo e comprovadamente ligado à prevenção do câncer de próstata. Existem evidências de que ele previne tumores nos pulmões, mama, fígado e estômago. É preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Alimentos como goiaba, pimenta, damasco, melancia, entre outros frutos vermelhos, também são ricos em licopeno.

18- Uva rosada:
O resveratrol é um nutriente que ficou famoso por meio do vinho tinto, mas que originalmente vem da uva, mais exatamente da casca. Não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento.Tem efeito na metabolização e excreção de substâncias cancerígenas e na inibição da propagação de células cancerígenas. Mesmo isso não sendo uma certeza, o nutriente tem ação antioxidante, o que por si só já ajuda a evitar a oxidação característica do câncer.

Inspire- se e confie na natureza, para que possamos começar a reverter estas estatísticas assustadoras.

0 Comentario "Os 18 Alimentos que ajudam a prevenir o Câncer"

Postar um comentário