Como evitar e tratar as micoses


O aparecimento de micoses depende do controle da transpiração nas áreas mais abafadas do corpo como as dobras de pele, principalmente dedos, pés e mãos, esses são os alvos preferenciais dos fungos.

Como evitar

Hábitos de higiene e mudanças simples no estilo de vida são fundamentais para a prevenção da micose, como lavar bem as mãos, evitar contato direto com solo, evitar usar tecidos sintéticos e sapatos fechados.

O hábito de calçar diariamente calçados fechados com meias cria uma espécie de estufa que favorece a disseminação de fungos e outros microorganismos. Prevenir a micose nos pés inclui a troca diária das meias, o hábito de colocar os sapatos ao sol, lavar e enxugar bem os pés e os espaços entre os dedos e deixá-los respirar, usando calçados abertos durante os finais de semana.

Manter a pele íntegra é uma medida preventiva importante. 
Ambientes úmidos como praia ou piscina, somados ao calor, predispõem ao surgimento de micoses porque também favorecem a proliferação de fungos.
Outro cuidado indispensável é evitar banhos de imersão de mãos e pés nos salões de beleza. Pois o fungo deixado por alguém pode sobreviver mesmo com a troca da água, e migrar para outra pessoa.

Como tratar

Quanto mais cedo o tratamento for feito aos primeiros sinais de coceira e desconforto, menores as chances de piora do problema. Por isso, é de suma importância procurar um dermatologista assim que apareçam os sinais. Ele indicará o tratamento adequado, de acordo com o tipo de micose que o indivíduo possui.

O tratamento é simples. Em 90% dos pacientes são utilizados cremes e loções antifúngicas ou antimicóticas para reverter o problema. Além da fotoquimioterapia, que é uma técnica utilizada nos centros médicos que tem demonstrado bastante eficácia na eliminação dos fungos. Complicações só ocorrem quando o fungo alcança as unhas, sendo prolongado podendo estender-se por mais de um ano. Nesses casos, há medicamentos de uso oral e também sob a forma de esmaltes que devem ser prescritos pelo médico.

O uso regular de sabonetes levemente esfoliantes facilitam a remoção do popular “pano branco”, que são manchas claras formadas em longas extensões de pele, como nas costas e braços.

O tratamento para micoses geralmente demora de 30 a 60 dias e é muito importante continuar o tratamento pelo tempo determinado pelo dermatologista mesmo com o desaparecimento dos sintomas porque se houver a interrupção do tratamento, é comum os sintomas voltarem, pois não foi feita a eliminação completa dos fungos.

0 Comentario "Como evitar e tratar as micoses"

Postar um comentário