Novembro azul - Mês internacional de combate ao diabetes e câncer de próstata


Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois no dia 14 se comemora o Dia Internacional de Combate e Prevenção ao diabetes  e no dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Esse tipo de câncer é o de maior incidência nos homens e o sexto mais comum no mundo inteiro. Nos países desenvolvidos, as taxas da manifestação desta doença são cerca de seis vezes maiores.De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama. Na estimativa de 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.

Uma pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, no ano de 2009, constatou que apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame de toque retal. O preconceito com esse tipo de exame ainda é muito forte no Brasil. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. 90% dos casos são curáveis se forem descobertos em fase inicial. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Os homens cuidam menos de si e da sua saúde. Eles apresentam uma maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos da vida.  A cada três mortes de pessoas adultas no país atualmente, duas são de homens. Isso é ainda mais agravante em relação aos mais jovens. Na faixa etária dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres, visto que estes apresentam índice maior de comportamentos de risco e estão mais propensos a acidentes ou a violência.

Os homens apresentam também mais resistência em realizar atitudes preventivas e a procurar cuidados médicos. Eles desde cedo são educados para não entrar em contato com sua fragilidade, mantendo a aparência de que são fortes e auto-suficientes o tempo todo. E acabam construindo a fantasia de que nunca vão adoecer e alimentam um medo incrível de descobrir doenças. Os homens precisam desconstruir estes paradigmas e entender que a prevenção é o maior aliado da saúde. Detectar qualquer adoecimento precocemente trará mais chances de cura ou tratamentos menos invasivos.

Uma forma de prevenção para o câncer de próstata seria uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, que ajuda a diminuir o risco desse tipo de câncer. É recomendado também, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Novembro é o mês alusivo a prevenção do câncer de próstata. É importante que todos os homens a partir dos quarenta anos procurem um médico urologista e façam seus exames preventivos. Homem que se cuida tem atitude, valoriza a vida.

0 Comentario "Novembro azul - Mês internacional de combate ao diabetes e câncer de próstata"

Postar um comentário