Novembro Azul - Prevenção e cuidados com o diabetes


O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, trouxe a cor azul para todo o mês de novembro, mês dedicado a prevenção, tratamento e cuidado do diabetes para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação ao tema, seguindo exemplo da campanha para prevenção do câncer de mama, "Outubro Rosa". Em todo o Brasil, 5,6% possuem a doença, sendo que os idosos contabilizam 21,6% com diabetes.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade em relação ao diabetes e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. É mais do que uma simples campanha de conscientização.

Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes.

Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus, e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnóstico precoce e manejos. São envolvidas associações, comunidades, hospitais e empresas. Acontecem várias iniciativas em muitos locais do mundo, entre elas iluminar com luz azul pontos turísticos. Além disso, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, são realizadas campanhas de detecção de diabetes e de complicações, campanha com testes de glicemia gratuitos transmitindo informações com relação à condição e se constatado algum valor de glicemia acima do esperado são dadas as devidas orientações a respeito do diabetes.

Aproveite a oportunidade desse mês de conscientização sobre o diabetes e busque cada vez mais o melhor controle glicêmico. Vamos nos unir nessa onda azul, disseminando a importância do controle da doença e que, dessa forma, é possível viver de bem com a vida com o diabetes.

0 Comentario "Novembro Azul - Prevenção e cuidados com o diabetes"

Postar um comentário