Os benefícios das comidas típicas de Ano Novo


Alguns alimentos são os queridinhos da ceia de Ano-Novo. Poucos sabem que esses alimentos fazem bem à saúde. Confira os benefícios de alimentos tradicionais da ceia de Ano-Novo

Arroz - Dê preferência para a versão integral, ele é rico em carboidratos, possui sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B.

Alho poró - Possui muitos nutrientes como vitaminas A, C e do complexo B. Apresenta minerais como flúor, iodo, ferro e fósforo. A substância chamada “alicina”, sua maior propriedade, auxilia na circulação e nas doenças coronárias.

Cereja - Tem propriedades antioxidantes e flavonoides que protegem contra câncer, envelhecimento precoce e doenças cardíacas. Além da vitamina C, que ajuda na imunidade e na formação do colágeno. É fonte de cálcio, magnésio, ácido fólico, B1, B2, potássio e fósforo.

Lentilha - Riquíssima em fibras solúveis e insolúveis, auxilia no funcionamento intestinal, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Contém potássio, um dos minerais responsáveis pela contração dos músculos esqueléticos, ou seja, ela ajuda a prevenir cãibras musculares.

Louro - Classificado como erva aromática, é utilizado como temperos para preparações. É um ótimo digestivo e depurativo do fígado.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras - São ricas em nutrientes como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. São eficazes na diminuição da pressão arterial, reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer.

Porco - Dependendo do corte, tem baixa quantidade de gordura e de calorias. A carne de porco é fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células. É também rica em vitaminas do complexo B, possui selênio (um potente antioxidante), zinco e maior teor de ferro do que o frango.

Romã - É uma ótima fonte de vitamina C, que aumenta a imunidade do organismo, além de ser um ótimo antioxidante, por ser rica em flavonoides, o que ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

Salmão - O ômega-3 presente no salmão, evita a formação das placas que obstruem as artérias, reduz o colesterol e combate os triglicerídeos. É rico em proteínas de alto valor nutritivo e de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Uva - Fonte de carboidratos, importante para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitaminas C e do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada contém uma substância cardioprotetora chamada resveratrol – que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose

0 Comentario "Os benefícios das comidas típicas de Ano Novo"

Postar um comentário