Faça do sono uma prioridade


O sono pode ser o último em sua lista, mas talvez seja hora de movê-lo para cima. Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.

Quem não gosta de ter uma boa noite de sono e acordar cheio de disposição? O sono possui essa importante função restauradora, o que nos permite dizer que qualidade de vida e saúde incluem, também, uma boa qualidade de sono.

Mas esta ação natural nem sempre é fácil. A cada dia, as pessoas estão mais estressadas, atarefadas com estudos e trabalho, e ainda se alimentando inadequadamente. E tudo isso interfere na qualidade do sono. Não basta deitar em uma cama e dormir por oito horas, é preciso ter um sono de qualidade, verdadeiramente restaurador. Enquanto você dorme, nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como a diminuição da produção de cortisol e adrenalina, e isso colabora para o controle do estresse. 

O sono está relacionado com a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e aprendizado, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina, entre outros), função termorreguladora, e tudo isso sem falar no poder de relaxamento e descanso da musculatura.

A perda de peso é outra questão também relacionada ao sono, pois quando dormimos a produção da leptina, hormônio da saciedade, aumenta, e, por sua vez, a de grelina, hormônio do apetite, cai. Ou seja, um sono adequado permite que o sistema fique mais bem regulado, diminuindo a vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.

O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. 

Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico. 

Como fator de risco para diversas doenças do organismo, a privação e os distúrbios do sono e a quantidade e qualidade insuficientes do descansar fazem o indivíduo viver menos. Quem consegue dormir com profundidade tem grandes chances de viver mais e melhor. Há uma relação clara entre o dormir mal e a morte precoce. Pessoas que dormem pior, que dormem menos ou apresentam quadro de insônia vivem menos. Os que apresentam apneia do sono vivem muito menos, por conta do aparecimento de doenças cardiovasculares. 

Para não correr o risco de desenvolver tais moléstias por conta do sono insuficiente, o indivíduo deve estabelecer uma média de período de descanso que deixe o seu corpo adaptado e saciado. O tempo que cada pessoa precisa dormir, é apenas uma estimativa geral, já que cada organismo e estilo de vida são únicos. O tempo é individual. Na média o adulto precisa de 7h30min de sono. Alguns precisam de oito horas, outros de sete, outros de nove. A gente tem que respeitar a nossa necessidade individual. O ideal é tentar acordar sempre na mesma hora, adaptando o corpo. É importante, contudo, que não haja grandes variações no horário do deitar.  Se a pessoa se sente bem e não tem picos significativos de sono ou falta de vontade durante o dia, isso significa que o papel do descanso está sendo bem desempenhado. A saciedade do sono é mais importante do que a duração dele, que pode variar. 

Uma noite mal dormida não traz apenas consequências para o dia seguinte. Se o corpo sofre com a sonolência e a lentidão durante o resto do dia, pior fica a mente, que está sempre cansada e cheia de horas de sono atrasada, o que prejudica o desempenho do indivíduo no trabalho e acarreta em aumento do estresse. Uma boa noite de sono está ligada à criatividade e à alta produtividade de um trabalhador, seja qual for o segmento profissional no qual ele está inserido. O período do sono ativa a memória e traz o bem-estar físico para que a pessoa consiga maior concentração quando for desempenhar qualquer atividade cotidiana. 

O sono é fundamental para aprendizado ser completo.Um dos grandes desafios de quem estuda é conseguir melhorar o seu desempenho por meio da concentração. A capacidade de manter o nível de raciocínio durante horas pode fazer a diferença entre uma aprovação e uma reprovação. Se você quiser se destacar no setor acadêmico, a dica é dormir bem. Os sonhos agem como um ativador da memória, proporcionando maior recordação de conteúdos aprendidos em aulas ou estudados fora das classes. A criança que dorme mal tem manifestação de quadro de hiperatividade e déficit de atenção. Ela não consegue se concentrar nos conteúdos passados. Isso está muito relacionado a uma qualidade ruim do sono.

Há algumas dicas para melhorar a qualidade de sono. Confira

1. Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura atrapalham o sono;
2. Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão;
3. Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: pode piorar uma eventual noite de insônia;
4. Pratique exercícios regularmente. Melhora as condições do organismo;
5. Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama;
6. Faça apenas refeições leves à noite. Uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;
7. Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame;
8. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. 
9. Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;
10. Cuidado com líquidos durante a noite. A necessidade de urinar irá interromper a sequência de seu sono.
11. Durma em um colchão confortável. A densidade correta do colchão é fundamental!
12. Mantenha um longo período de sono fixo. Reserve todos os dias um momento regular para o descanso, sem que ele seja interrompido ou modificado por outras atividades.

0 Comentario "Faça do sono uma prioridade"

Postar um comentário