Alimentos da ceia que previnem doenças


Basta pensar na ceia de final de ano para vir na cabeça a imagem de uma mesa farta com várias comidas de natal. Depois que o período de festas acaba, muita gente não inclui muitos destes alimentos no cardápio ao longo do ano. Só que, além de saborosos, eles são super nutritivos e previnem doenças e fazem bem à saúde. Veja os benefícios que alguns alimentos da ceia podem trazer:

• Abacaxi

Excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Além disso, de conter uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Ferro e sódio. Ajuda na geração de sucos digestivos evitando a acidez no estômago, previne resfriados, tosse e gripe devido a sua grande quantidade de vitamina C. E até mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo. Contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. A bromelaína, enzima presente no abacaxi  presente ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, ajudando na fácil circulação do sangue através do corpo evitando ataques cardíacos. Contém beta-caroteno, que ajuda as retinas dos olhos. As doenças de pele, como o acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase e pode ser impedida por seu consumo devido às propriedades anti-inflamatórias. E suas propriedades antioxidantes, devido à presença de vitamina A, mostrou-se ser eficaz em proteger contra o cancro do pulmão e oral.

• Uva

Considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis. Rica fonte de carboidratos que são conhecidos por fornecer energia instantânea. Ela contém fibra dietética que faz com que seja útil na digestão. Aumenta o nível de óxido nítrico e reduz a coagulação do sangue. Sua propriedade antioxidante ajuda na redução do processo de oxidação do mau colesterol. Possui resveratrol que reduz as atividades da angiotensina, que pode aumentar a pressão arterial. Além de reduzir o metabolismo de células cancerígenas. Além de inibir os danos provocados por radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue.São ricas em fibra dietética que os torna potente na limpeza do trato intestinal. Acalmar a membrana intestinal e estômago. Alto teor de antioxidante o que faz ela ser considerada uma fruta anti-câncer. O câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pele e câncer de cólon são os outros tipos que podem ser prevenidas pelo consumo de uva. Atrasa o aparecimento da doença de Alzheimer, doenças de demência. Ajuda no retardamento do processo de danos em células do cérebro. Excelente para a saúde dos olhos, fonte de vitamina C e antioxidantes, o que a torna uma fruta maravilha para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes evitam o envelhecimento, rugas, acne e manchas escuras. São também anti-microbiana e anti-inflamatória, que ajuda na luta contra vários micróbios no corpo. Útil contra a enxaqueca e as dores de cabeça. Seu suco podem ser consumido pela manhã para obter alívio imediato. Combate a acidez devido ao ácido úrico, prevenindo assim danos aos rins.

• Romã

A fruta que alimenta simpatias e decora mesas tem propriedades importantes para a nossa saúde. A fruta é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação; vitamina A e antioxidantes, que deixa a pele bonita, firme e saudável além de ajudar a visão; vitamina C, que beneficia o sistema imunológico e contém ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse. Atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e do colesterol total, previne patologias como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, por ser ótima antioxidante, com mais de 80 fitoquímicos. Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças. Diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia. É rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer. De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No Brasil um chá à base de casca de romã está sendo consumido pelos seguidores da medicina alternativa como antibiótico natural.

• Damasco

Ele possui alto valor nutritivo devido ao seu alto teor de minerais e vitamina A. É importante para prevenir a anemia e anomalias do crescimento, além de proteger o organismo de doenças glandulares.É enriquecido com numerosos fito-químicos benéficos para saúde; que ajuda a prevenir doenças do coração, reduzir o LDL – colesterol ruim, os níveis e oferecer proteção contra o câncer. 100 g de damasco contem 64% dos níveis de diário necessário de vitamina A e carotenoides. Ambos conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão. Rico em carotenos ajuda a proteger o corpo contra os cânceres de pulmão e da cavidade oral. Contêm vitamina C, outro antioxidante natural que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio. Fonte de minerais, tais como potássio, ferro, zinco, cálcio e manganês. O potássio é um mineral saudável para o coração; um componente importante de celulares e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca ea pressão arterial. Além de possuir zeaxantina, um carotenoide seletivamente absorvida pela retina “macula lutea” aos olhos onde é pensado para fornecer antioxidantes e de proteção funções de filtragem de luz, ajudando assim a proteger os olhos de doença macular – AMRD, especialmente nos idosos.

• Uva passa

Fruta semi-ácida, tem funções cicatrizantes. Estimula também a formação dos glóbulos vermelhos; ajuda no combate à anemia, às doenças renais e à hipertensão. O ponto forte das passas são as fibras. Além de saborosas, elas caem muito bem para quem tem problemas de intestino preso.

• Ameixa seca

Deliciosa e cheia de propriedades funcionais, as dicas de receitas com a ameixa são muitas. Ela pode ser consumida in natura, em doces, caldas, recheios e geleias. As ameixas secas são ricas em fibras e têm efeito laxativo. Fonte de vitaminas A, B e C e minerais, sua ingestão é recomendada para pessoas cardíacas ou com arteriosclerose (endurecimento das artérias), sendo útil também no controle da anemia e da bronquite

• Amêndoas

Fonte de vitaminas B1 e B12, auxilia no combate da anemia, bronquite e problemas pulmonares; também contribui para manutenção dos tecidos da pele. Castanhas: podem ser utilizadas no arroz, como as amêndoas do arroz indiano, na salada de folhas, no salpicão, na farofa e sobremesas. "Por serem muito calóricas e saborosas, o perigo é serem petiscadas em grande quantidade", explica Ana Flávia

• Castanha de caju

É fonte de vitamina B2, que auxilia no combate a arteriosclerose (endurecimento das artérias), da osteoporose (doença óssea), doenças cardíacas e doenças gastrointestinais.

• Castanha do Pará

É fonte de vitaminas B1, B2 e B6. É rica em vitamina E atuando contra o colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicérides. Contribui para a manutenção dos tecidos e das funções digestivas. A castanha do Pará é rica em zinco, selênio e outros antioxidantes, por isso é fundamental para saúde, porém, ela deve ser consumida crua ou assada sem sal, pois, tem muito sal e pode causar problemas para pessoas com hipertensão.

• Nozes

Além de serem ricas em magnésio e zinco, excelentes antioxidantes que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa, são também ricas em niacina e outras vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir a vontade de comer doce.
Contêm vitamina E, um potente antioxidante que auxilia na prevenção de problemas cardíacos e ácido linoléico, que favorece a redução dos níveis de colesterol. As nozes se destacam por sua versatilidade nutritiva. São ricas em uma série de nutrientes que abastecem várias funções do nosso organismo. Um de seus componentes principais é o ômega 3, gordura boa encontrada em peixes de água fria, como o atum e o salmão. Cinco unidades ou 10 metades por dia são mais do que suficientes

• Carnes brancas

Chester, peru, frango, bacalhau. Este quarteto super requisitado nas ceias é também muito eficiente na luta contra a balança, porém, deve-se tomar alguns cuidados com a pele que os envolve e com o modo de preparo para eliminar um pouco da gordura que fica nestas carnes.
Elas são mais saudáveis que as carnes vermelhas, porém, têm gordura, principalmente nas peles, por isso, o ideal é fervê-las antes de assar para retirar o excesso de gordura, além de retirar a pele. Outra dica é ficar atento à quantidade de sal do bacalhau. Embora muito saudável e nutritivo, o peixe pode ser muito perigoso para hipertensos, por exemplo, por ter elevado teor de sal.

• Lentilha

Você já pensou em substituir o feijão por lentilha para variar um pouco o cardápio? Ideal para a dieta e para a saúde, a lentilha é rica em proteína vegetal, ajudando na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.
Ela é uma excelente fonte de proteína vegetal e pode ser consumida o ano inteiro sem restrições. Além de variar o cardápio, você faz um bem à sua saúde

0 Comentario "Alimentos da ceia que previnem doenças"

Postar um comentário