Benefícios do exercícios cardiovasculares


O exercício cardiovascular conhecido também como exercício aeróbico são as atividades ritmadas que usam primariamente os músculos maiores como os quadríceps e tendões e exige mais dos pulmões e coração. Aeróbico significa “com oxigênio”, então quando você se exercita dessa forma, seu corpo usa oxigênio para ajudar a produzir energia durante o exercício. Seu coração e pulmão precisam trabalhar mais para levar o oxigênio para o corpo durante os exercícios aeróbicos e isso traz muitos benefícios tanto para o coração e pulmão.

Entre as formas de se exercitar aerobicamente, correr, caminhar ou andar de bicicleta são as mais conhecidas. Os exercicios podem ser feitos em esteira, bicicleta,  máquina elíptica ou até mesmo uma escada. Podem ser realizados em três ou quatro dias por semana durante 20 minutos de exercícios cardiovasculares para manter um bom condicionamento físico. Mas se a meta é perder peso, esse tipo de exercício deve ser feito durante 30 minutos em quatro dias por semana.

Aqui vão os oito maiores benefícios dos exercícios cardiovasculares:

1- A melhor maneira de queimar gordura corporal
Não só queimam calorias, como é o único tipo de exercício que queima diretamente gordura corporal. O oxigênio deve ser usado para ajudar a produzir energia durante o exercício para o corpo queime gordura, e isso é um beneficio exclusivo dos exercícios cardiovasculares. Combinados com uma dieta saudável é uma excelente combinação para perder peso com saúde.

2. Ajuda a prevenir problemas de saúde
Previne doenças cardiovasculares, colesterol alto, pressão sanguínea alta, obesidade, diabetes tipo 2, alguns tipos de cânceres, artrite, derrame e também fortalece o sistema imunológico. Caminhadas, corridas ou exercícios de hidroginástica previnem doenças reumáticas, como osteoporose. E além de prevenir ajuda no tratamento e combate dessas doenças.

3- Cérebro
O cérebro libera endorfinas para aliviar possíveis dores de um treino intenso quando a respiração e a frequência cardíaca aumentam.

4. Melhora do humor.
Além de benefícios físicos, os exercícios combatem a depressão e falta de motivação. A atividade  reduz a tensão relacionada com o stress e a ansiedade. O cérebro libera dopamina durante e após o exercício para melhorar o humor.

5- Fortalecem o coração
Quando um treino começa, o coração começa a bater progressivamente mais rápido, bombeando mais sangue de forma mais eficiente e acelerando os batimentos por minuto. Quanto mais forte o coração melhor é a saúde geral. Esse exercício fortalece o músculo que trabalha mais duro no seu corpo. É mais oxigênio e nutrientes essenciais sendo levados às células, e também leva a uma remoção mais eficaz de toxinas e produtos do metabolismo do seu corpo.

6. Ajuda a manter as artérias limpas
Elevam e mantem o nível do bom colesterol  HDL – bom colesterol – e diminui o LDL- o colesterol ruim. Resultando em menos acúmulo de placa nas artérias, protegendo o sistema cardiovascular. O bom colesterol é associado ao menor risco de ataques cardíacos, ele ajuda a eliminar as placas que obstruem as artérias obtendo assim um menor risco de ataques cardíacos.

7. Fortalece o Sistema respiratório
Melhora a eficiência com a qual seu sistema respiratório circula o oxigênio ao corpo. Seu corpo precisa de um constante e generoso aporte de oxigênio para funcionar adequadamente.

8. Melhora da resistência do sistema imunológico do corpo.
Pessoas que praticam exercícios têm uma condição do organismo mais resistente a resfriados e gripes.

Os exercícios aeróbicos podem ser realizados por pessoas de todas as idades. Porém, é necessário procurar um médico antes de começar a praticar exercícios se você leva uma vida sedentária.
A avaliação do profissionais é importante.

0 Comentario "Benefícios do exercícios cardiovasculares"

Postar um comentário