Cuidados com o açúcar


O problema com o açúcar começa quando consumimos mais do que realmente poderíamos. Um inocente cafezinho ou copo de suco pode virar um inimigo quando é acrescido de açúcar. Com o excesso, o corpo reage de forma negativa, onde o pâncreas produz mais insulina para normalizar nossas taxas de açúcar no sangue. Depois de muito excesso ele não consegue mais dar conta da demanda, e acaba gerando uma falência parcial na produção da insulina, podendo assim, causar doenças graves.

Você sofre com doenças do coração? Então, saiba os cuidados que você deve ter ao consumir alimento açucarados

Por anos, o sal foi determinado como o grande vilão para quem sofre de pressão alta. Porém, uma pesquisa nova feita por cientistas de Nova York e do Kansas, Estados Unidos, indica que açúcar tem mais relação à elevação da pressão, em comparação com o sódio. Níveis elevados de açúcar pelo sangue influenciam área-chave do cérebro, denominada hipotálamo, a induzir a aceleração da freqüência cardíaca e subida da pressão.

O açúcar em excesso pode causar vários malefícios como síndrome metabólica, refluxo, diabetes, hiper e hipoglicemia, muitos tipos de câncer, doenças cardíacas, entre outros.

Açúcar acaba com imunidade

O açúcar branco pode reduzir o sistema imunológico, que é a defesa do organismo contra doenças infecciosas. Isso ocorre, porque o açúcar poderia modificar a capacidade das células brancas do sangue de nos defender das bactérias.

Açúcar e a saúde bucal

O açúcar pode gerar danos agressivos para saúde bucal. Os níveis de sacarose superior a 28g diariamente podem ser determinados como agentes tóxicos aos dentes. E, comprovadamente, o açúcar acidifica a saliva e pode gerar doença periodontal, relacionada às gengivas.

Relação do açúcar com o envelhecimento

Açúcares são reais fábricas de radicais livres, estes se acumulam de forma lenta pelo tempo, contribuindo no processo de envelhecimento celular acelerado, e como resultado, o surgimento das rugas e linhas de expressão.

O açúcar e a depressão

O açúcar se resume à substância estimulante do sistema nervoso, e a ingestão de excesso gera um aumento brusco da glicemia, com a queda posterior. Estas alterações de glicemia ocorrem com depressão e fadiga, causando vontade de consumir mais açúcar. O sistema nervoso é desgastado pela situação, o que pode ser piorado pela deficiência da vitamina B1, que protege o sistema nervoso.

Vício em açúcares

Consumir doces, normalmente ricos em gordura e açúcares, promove uma sensação de bem-estar e conforto devido à produção de serotonina e endorfina pelo cérebro. Por conta disso, o hábito de comer sobremesa ou devorar um chocolate ao longo do dia pode se tornar um vício.

Não se trata de desenvolver uma fobia ao açúcar nem eliminá-lo de nossa vida, porque ele não é um monstro nutricional, mas de consumi-lo com moderação.

0 Comentario "Cuidados com o açúcar"

Postar um comentário