Novembro Azul - Chances de cura do câncer de próstata


O mês de Novembro é internacionalmente o mês da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os 60.180 novos casos de câncer de próstata registrados anualmente lideram o ranking de ocorrência entre os homens brasileiros, sendo 3,4 vezes mais numerosos do que os 17.200 registros de câncer de traquéia e pulmão, que ocupam o segundo lugar na lista de incidência. Por ser uma doença cujo principal exame de detecção é desconfortável, e ainda considerado constrangedor por muitos, acaba atrasando o diagnóstico e reduzindo as chances de cura.

O urologista e oncologista Carlos Eduardo Corradi explica que o preconceito com o exame de toque ainda persiste. “Hoje se divulga mais pela imprensa a importância dos exames, e muitos homens perderam o medo. Agora, existem aqueles que se recusam a fazer o exame de toque. Por mais desconfortável que possa ser, é um exame simples, rápido e indolor.” Afirmou o especialista.

O câncer de próstata, se detectável no início, é muito curável no homem e o exame de toque é a forma mais simples e rápida. Também há a medição do PSA (uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico) através de exame de sangue. O PSA, porém não é específico de câncer e, sim, da próstata, que pode se elevar por diversos motivos, como relações sexuais. O PSA é um grande aliado ao exame de toque.

Caso não façam o exame e tiver um câncer inicial da próstata, pode ser curado em torno de 95% dos casos. Mas se esperar os sintomas e tiver um câncer avançado, as possibilidades de cura são extremamente pequenas. Este tipo de câncer é doloroso e pode passar para outros órgãos, principalmente ossos.

O exame da próstata é recomendável a partir dos 40 anos de idade quando há um histórico familiar onde o pai, irmão ou tio tiveram um câncer de próstata. E com 45 anos quando não há incidência na família.







0 Comentario "Novembro Azul - Chances de cura do câncer de próstata"

Postar um comentário