Fones de ouvidos podem prejudicar a audição?


Neste 10 de novembro é comemorado o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. A data ocorre apenas em território nacional, talvez porque no Brasil a perda auditiva é uma das perdas mais comuns.  Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões, de acordo com o IBGE, e a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva.

A perda de audição tem se tornado cada vez mais comum entre a população jovem, causado por fones de ouvidos e também por ruídos intensos. De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa/RJ, Leopoldo Simões, nossos ouvidos são capazes de tolerar, sem danos, no máximo 80 decibéis por até oito horas diárias.  “Ouvir musica com volume muito alto pode ocasionar perda auditiva em virtude de lesão das células responsáveis pela audição localizadas na orelha interna. Com o fone é ainda pior, pois a fonte sonora está mais próxima à parte interior, ao passo que o som ambiente pode se dissipar”, afirma.

Este tipo de perda auditiva é gradual e em geral acontece a partir da terceira ou quarta década de vida, no entanto, o abuso das tecnologias sonoras acaba acelerando o processo, tornando os jovens cada vez mais vítimas.

O médico também afirma que é comum não perceber a perda auditiva imediatamente e que muitos só descobrem o déficit quando já está agravado, o que dificulta o tratamento. No entanto, a possível reversão só é possível em alguns casos. Por isso é necessário atenção para com tecnologias sonoras, como o MP3 e o Ipod. A poluição sonora (trânsito, por exemplo) também se tornou um grande inimigo dos ouvidos.








0 Comentario "Fones de ouvidos podem prejudicar a audição?"

Postar um comentário