Música na gravidez ajuda no desenvolvimento do bebê

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, em 2013, e publicada na revista Plos One, comprovou o que muitas gestantes já imaginavam:ouvir música durante a gravidez faz bem para o bebê e pode ajudar no desenvolvimento cerebral.
A pesquisa, liderada pelo neurocientista Eino Partanen, foi feita com 12 gestantes, divididas em dois grupos. Um deles não teve nenhum contato musical, enquanto o outro ouviu uma tradicional canção de ninar inglesa - Twinkle Twinkle Little Star (Brilha Brilha Estrelinha) - cinco vezes por semana durante os três últimos meses de gravidez

Desenvolvimento do bebê

A partir da 20ª e 21ª semana de gestação, os bebês já desenvolvem a capacidade de ouvir. Nesse período as mães devem começar a falar com eles, sempre de forma carinhosa, e a colocar músicas ou cantar, observando como eles reagem, se ficam ou não mais agitados dependendo de cada tipo de som.

Segundo os pesquisadores, as crianças que ouviram músicas durante a gestação foram expostas à ela logo após o parto e, novamente, aos quatro meses de idade, para que fossem avaliadas suas reações. A análise mostrou que elas conseguem reconhecer uma melodia mesmo algum tempo depois do parto, mostrando que seu cérebro tem capacidade de guardar memórias adquiridas ainda dentro do útero da mãe.

Benefício da música para crianças

Entre outros benefícios, uma gestante que ouve música contribui também para o aprendizado dos bebês desde muito cedo, incluindo o aprendizado da linguagem.
Mas o responsável pela pesquisa faz um alerta importante: as mulheres não devem ficar expostas a músicas e sons o dia todo, pois não há indícios de que uma superestimulação aumente o desenvolvimento do cérebro do bebê. Ouvir música durante a gravidez deve ser uma atividade moderada e prazerosa, com sons suaves e que façam a mãe se sentir bem e em harmonia com seu bebê. Após o nascimento, a dica é cantar essas mesmas músicas para ele.
O estudo selecionou diferentes tipos de músicas às mamães grávidas: música clássica, sons da natureza, canções infantis chinesas e canções de ninar. Todas elas surtiram efeito altamente positivo, aumentando também a atividade cerebral do bebê e fortalecendo o vínculo com a mãe.
Isso não significa que as mamães brasileiras tenham que começar a escutar música chinesa. Ainda bem! As mamães devem escutar música que as deixe bem, harmonizando o contato com o bebê e que a "desligue" por instantes do mundo.
Faça um teste: repita músicas gostosas de ouvir. Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas canções da fase de gravidez. Seu filho vai ter a sensação de que já ouviu esse som “de algum lugar”. O semblante no rosto pode deixar nítida essa impressão.

Venha conhecer nosso facebook e descubra mais dicas (https://www.facebook.com/profile.php?id=100010775229880)

0 Comentario "Música na gravidez ajuda no desenvolvimento do bebê"

Postar um comentário