Entenda por que passar a noite em claro prejudica a saúde



"No mundo contemporâneo, marcado pelo estresse, excesso de estímulos e de informação, além de doenças respiratórias, dormir bem é um luxo cada vez mais raro. Calcula-se que em alguma fase da vida, no mundo inteiro, entre 30% e 40% das pessoas terão dificuldade de pegar no sono ou de voltar a adormecer depois de acordar no meio da noite. Mas os males de uma madrugada passada em claro não atingem somente os insones. Pessoas com problemas respiratórios, como a ocorrência de pequenas paradas respiratórias durante a noite, a apneia, também sofrem com a falta do sono reparador, embora muitas vezes sem consciência disso.
Diversos estudos já falaram sobre a importância de um bom sono para manter o funcionamento intelectual em condições ideais. As pesquisas relacionando noites bem dormidas e desempenho escolar são incontáveis. No entanto, sabemos que a falta de atenção e memória falha podem estender seus prejuízos para muito além dos muros escolares.
“Quem dorme mal, pode mostrar-se mais irritado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória”
“A falta de sono interfere na produção de hormônios. Aqueles que são produzidos à noite revigoram o organismo e trazem benefícios para a mente. Quando a pessoa não dorme, tende a ficar ansiosa e sua memória piora”, diz Daker. Em resumo: existe uma razão para que os seres humanos durmam, já que o organismo vive de ritmos. Há o dia e há a noite e se a pessoa não pega no sono ou dorme pouco o organismo perde a sincronia e a orquestra desafina. “Sem o sono reparador, o organismo funciona mal e a pessoa passa o dia mal. Se isso é crônico, como no caso de pessoas que sofrem de apneia, o desgaste para o corpo é terrível”, alerta o psiquiatra.
alta de uma noite bem dormida pode ser mesmo perigoso. Uma reportagem da Veja revelou uma publicação da revista Sleep assustadora: quem dorme mal tem cinco vezes mais probabilidade de desenvolver um quadro de pressão alta do que uma pessoa sem problema para dormir.
O que explica isso é o fato de que o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina, hormônios liberados quando o sono é inadequado, contraem os vasos sanguíneos, efeito que promove a pressão arterial. Além disso, as “noites mal dormidas podem alterar os impulsos elétricos que regulam os batimentos do coração”.

Se você quer fugir de qualquer um desses problemas (ou se, assustou mesmo foi com a probabilidade da impotência), o site do Instituto do Sono oferece 10 dicas que te ajudarão a dormir.
o    Ter horários regulares para dormir e despertar
o    Ir para a cama somente na hora de dormir
o    Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
o    Não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
o    Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica
o    Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir durante o dia
o    Jantar moderadamente em horário regular e adequado
o    Não levar problemas para a cama
o    Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono

o    Ser ativo física e mentalmente

0 Comentario "Entenda por que passar a noite em claro prejudica a saúde"

Postar um comentário