O que provoca a cólica e os perigos da cólica

A cólica menstrual é um problema que atinge muitas mulheres. Quando a dor é mais leve, é comum recorrerem aos analgésicos para acabarem com o desconforto.
Mas, para algumas dessas mulheres, essa manifestação que surge como consequência natural do movimento de contração que o útero faz para eliminar a menstruação, é um martírio, porque sofrem com as dores intensas. Nesse caso, é preciso dar mais atenção, pois a cólica menstrual pode ser sintoma de outras doenças.
“A cólica menstrual é provocada pelo aumento da prostaglandina, que causa as contrações da musculatura do útero, e a dor pode ser por causa da ovulação, ou também por causa da endometriose, miomas localizados dentro do útero ou subseroso - que às vezes comprime os órgãos vizinhos, ou por causa de doenças inflamatórias pélvicas”, 
A prostaglandina é uma substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio, em forma de sangramento, quando o óvulo não foi fecundado. O endométrio é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião.
A endometriose se caracteriza pela presença do endométrio fora do seu órgão de origem, explica a ginecologista. “Um pedaço do tecido pode ir para o ovário ou ficar atrás do útero - que é o local mais comum, por exemplo”
O sintoma principal da endometriose é a cólica intensa e que muitas vezes impossibilita a mulher de realizar suas atividades do dia a dia. “Se ela tem dores mais fortes, tem que procurar o médico. É muito importante a mulher seja examinada pelo ginecologista. Ele que vai investigar a causa dessa dor”
Dica: a mulher não deve achar que é normal sentir cólica forte. “Cheguei a suspeitar que era apendicite, fiz exames e não confirmaram. Várias vezes fui parar no hospital por causa da cólica durante a menstruação. Hoje quando alguma mulher me fala que está com muita cólica, a ponto de não querer levantar da cama por causa da dor, que procure o ginecologista“ para um diagnóstico"
Se o estágio da endometriose estiver avançado, pode ser que o tratamento seja possível somente com intervenções cirúrgicas.
Como Aliviar a cólica 
• Esqueça os alimentos gordurososEvite comer frituras, hambúrgueres ou alimentos ricos em gorduras, pois aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Evite alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo café, chá preto e refrigerante.

• Fuja do estresseSituações estressantes podem deixar a mulher mais irritada e sem paciência aumentando a intensidade da dor. Procure ficar relaxada e evite situações que podem causar estresse.

• Chás milagrososBeba chá de canela, pois esta age como analgésico amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar.

• Use bolsa de água quente
A bolsa de água quente pode ser uma forte aliada.
— O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero — diz a ginecologista.
• Aposte em massagensMovimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. O vaivém das mãos alivia a tensão muscular, melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.
encontre a bolsa de água quente em nosso site.

0 Comentario "O que provoca a cólica e os perigos da cólica "

Postar um comentário