Previna-se contra o contra o câncer de pele

O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para esta doença. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. "Tomar sol é algo cumulativo, que fica registrado para sempre no corpo", afirma a dermatologista Marcia Puceli, especializada em câncer de pele pela Unifesp. Por isso que a prevenção deve acontecer desde a infância e durar por toda a vida. 
Só lembrar a proteção nos dias de praia é um erro. Ir trabalhar, passear no parque, pegar ônibus, qualquer atividade fora de casa deve ser motivo você se prevenir contra os raios solares UVA e UVB - e o cuidado é ainda mais importante no caso de algumas pessoas mais sensíveis a doenças graves como melanoma e carcinoma. "Quem tem dificuldade para se bronzear, notou o surgimento de muitas pintas pelo corpo ou até mesmo nasceu com olhos azuis tem mais chance de ter câncer de pele, principalmente a partir dos 40 anos", afirma a dermatologista espanhola Isabel Longo, da European Association of Dermatologic Oncology. Os fatores de risco para câncer de pele são simples de identificar, os especialistas ajudam você a seguir.

Ter pele bem bronzeada de sol costuma significar beleza e vitalidade (além de férias em algum lugar com belas praias). Mas existem riscos relacionados às horas de exposição ao sol e eles não podem ser descartados, principalmente se você tem a pele muito branca e ela fica vermelha em vez de amorenar. "Nesse caso, o risco de câncer de pele é alto por dois motivos: pela sensibilidade natural da pele e porque, como não consegue se bronzear facilmente, essa pessoa acaba ficando tempo demais exposta aos raios UVA e UVB", explica a dermatologista Marcia Puceli, especializada em câncer de pele. 

"Ficar atento e cuidar da saúde são mandamentos diários, 
ainda mais quando o assunto é câncer de pele. Primeiramente, 
evite se expor demais ao sol e lembre-se de usar filtro solar todos os dias. 
O melhor período para o sol é até às 10h da manhã e depois das 16h. Nesse intervalo, 
nunca! Chapéu, roupas com proteção UV e óculos de sol não podem ficar para trás. 
E não se esqueça de reaplicar o filtro a cada duas horas ou conforme a necessidade. 
Previna-se!"


0 Comentario "Previna-se contra o contra o câncer de pele "

Postar um comentário