Luva de Vinil: O que é, para que serve e onde comprar?


 

A luva de vinil é uma das luvas de proteção do mercado. Equipamento de proteção individual amplamente utilizado para proteger as mãos de muitos profissionais nos mais diversos ramos de atividade. Em geral, os equipamentos de proteção individual são muito importantes na implementação da segurança ocupacional em um ambiente perigoso.

Fazem parte das medidas preventivas que previnem muitos acidentes e doenças profissionais. Estes são regidos pela NR 6, que visa orientar todas as partes quanto às boas práticas de equipamentos. E se estende desde as empresas fabricantes até os importadores, distribuidores e também os usuários dos produtos. Uma vez que uma luva de vinil é considerada equipamento de proteção individual, ela atende a esta regra, pois possui todas as propriedades a ela associadas.

Assim, a norma deve ser seguida por todas as empresas que precisam desses dispositivos para proteger seus funcionários. Se você tiver dúvidas sobre o que é uma luva de vinil, para que serve e onde encontrá-la, continue lendo este artigo! Vamos falar mais sobre esse importante produto para diversas profissões e porque muitas vezes ele é escolhido entre as luvas de proteção.

Boa leitura!

O que é a Luva de Vinil?

A Luva de Vinil é um tipo de luva de segurança utilizado por profissionais que buscam a proteção das mãos sem perder a habilidade tátil. É da modalidade Luva Descartável, ou seja, deve ser utilizada uma única vez e depois descartada.

Os perigos envolvidos incluem contaminação por bactérias e micróbios e exposição direta a produtos químicos que podem ser prejudiciais à pele do trabalhador.

Por isso, são essenciais em qualquer atividade que envolva esse tipo de substância. É confeccionada em resina vinílica e é o principal diferencial entre as demais luvas descartáveis.

Por ser hipoalergênico, esse modelo é muito utilizado por pessoas sensíveis ao látex, como é conhecida a borracha natural. Outro fato interessante é que a luva de vinil geralmente é transparente para que as mãos do trabalhador fiquem visíveis. Pode ser adquirido com ou sem pó para facilitar a instalação.

Proporcionam boa sensibilidade tátil, embora sejam mais cortados e perfurados que o látex. Como você pode ver, esta luva possui várias características muito especiais que devem ser consideradas na hora da compra. Lembre-se, pegar o EPI errado coloca o trabalhador em risco e você não quer isso, não é? Portanto, é fundamental considerar esses fatores.

Para que serve a Luva de Vinil?

Uma luva de vinil protege as mãos do trabalhador do contato com produtos químicos ou contaminantes, como germes e bactérias. Comparado ao látex, eles suportam muito atrito.

São descartáveis ​​e muito importantes em diversas profissões. A lista de usuários de aparelhos inclui, entre outros, profissionais do salão de beleza e salão de beleza, gastronomia, farmácia e manipulação, indústria de limpeza. Lembre-se que deve ser usado sempre que estiver no meio de uma atividade. Todas essas ocupações envolvem riscos muito diferentes para as mãos do trabalhador e todas são cobertas por este EPI.

No entanto, fica claro que se houver outros tipos de riscos mais graves, como a necessidade de equipamentos mais robustos, eles devem ser levados em consideração. Tudo depende da análise de risco do ambiente de trabalho.

Só através desta etapa é possível determinar quais as substâncias presentes no respetivo ambiente ou atividade profissional para determinar os equipamentos de proteção individual necessários. Portanto, se identificados os riscos contra os quais a luva protege, o empregador deve fornecê-la gratuitamente.

Quem deve utilizar este tipo de luva?

Os profissionais que geralmente utilizam a Luva de Vinil são:

  • Cabeleireiros;
  • Esteticistas;
  • Profissionais da área de limpeza;
  • Profissionais da área da saúde;
  • Chefs de Cozinha;
  • Confeiteiros;
  • Dentistas;
  • Entre outros.

As profissões variam muito, pois as Luvas Descartáveis são úteis em muitas ocasiões. Principalmente naquelas em que há a necessidade de uma higienização mais profunda e por isso as luvas de utilização única acabam sendo recomendadas.

No entanto, a determinação da necessidade de luvas de vinil deve ser baseada não apenas no tipo de ocupação, mas também nos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Geralmente, as luvas descartáveis ​​aparecem sempre que há coisas como bactérias, germes ou produtos químicos.

Também é interessante que, por exemplo, nas atividades gastronômicas, as luvas protegem não só o trabalhador, mas também os alimentos industrializados. Portanto, é necessário para ambas as formas. Luvas de proteção descartáveis ​​são necessárias em tais situações.

E as outras Luvas Descartáveis?

Sendo constatada a necessidade de uma luva descartável, o cliente terá três opções disponíveis: 

  1. A Luva de Vinil;
  2. Luva Descartável de Látex (borracha natural); ou
  3. A Luva Nitrílica.

A Nitrílica é considerada a mais resistente, mas também a que necessita de um investimento maior. As Luvas de Látex são as mais em conta, no entanto, algumas pessoas apresentam sensibilidade ou até mesmo alergias para tal. 

A Luva de Vinil é muito resistente tanto a pequenos cortes quanto à proliferação de bactérias e, quanto ao preço de mercado, possui um excelente custo benefício em comparação às demais opções. 

Onde comprar Luva de Vinil?

Para comprar luvas de vinil você precisa procurar um distribuidor de EPIs que seja da sua confiança, e não adquirir o produto em qualquer loja de material de construção ou farmácia. O motivo para defendermos isso é muito simples e nós vamos explicar.

Os EPIs são equipamentos fundamentais para a vida de milhares de trabalhadores. Mas nem sempre são adquiridos com responsabilidade. Muitos acidentes e ocorrências acontecem pelo uso indevido do equipamento, seja por falta de treinamento ou pelo equipamento não ser mesmo o mais adequado.

Todos esses problemas podem ser resolvidos através de uma orientação de confiança, de uma equipe especializada. Somente em um distribuidor exclusivo de EPIs você encontra este diferencial. 

Além disso, geralmente uma loja de EPIs possui mais marcas disponíveis, ou seja, mais opções para você escolher, em relação a preços, negociações e benefícios. 

Se você está procurando Luva de Vinil, conte com a CF Care Hospitalar.

0 Comentario "Luva de Vinil: O que é, para que serve e onde comprar?"

Postar um comentário