Entenda o que é Nebulização e a Importância dos Inaladores



 As doenças respiratórias são muito comuns em determinadas estações do ano, principalmente no outono e inverno, devido à queda da temperatura e ao clima seco.


Além disso, ocorrem com maior frequência em pessoas pertencentes a grupos de risco, como crianças e idosos. Os sintomas são desagradáveis ​​e devem ser tratados o quanto antes. É aí que entra a importância da assistência médica. Este especialista analisa o quadro clínico do paciente e prescreve a medicação e o tratamento adequados. Portanto, é necessário entender o que é neblina.

Afinal, esse remédio terapêutico é um dos mais recomendados pelos médicos para reduzir e aliviar sintomas respiratórios como tosse, falta de ar e chiado no peito.

Nesse sentido, destaca-se o uso de nebulizadores e inaladores. Você tem problemas respiratórios ou alguém da sua família tem? Neste post, trazemos para você um guia completo que inclui todas as informações sobre nebulização. Você entenderá a importância desse tratamento, como fazê-lo corretamente, quais são os principais equipamentos e outros tópicos relacionados.

Continue lendo!

O que é nebulização?

A nebulização é um procedimento terapêutico que libera as vias aéreas, permitindo que o ar se mova mais rapidamente e alivia sintomas desagradáveis, como chiado e falta de ar, proporcionando ao paciente sensação de alívio e bem-estar. A obstrução das vias aéreas geralmente é causada pelo excesso de muco na área, o que dificulta a entrada e a saída do ar.

A inflamação afeta especialmente o trato respiratório inferior devido a doenças como asma e diferentes tipos de bronquite, que podem ser agudas ou crônicas. Este método é amplamente utilizado em enfermarias hospitalares. No entanto, tornou-se bastante popular nas últimas décadas devido à popularidade dos atomizadores.

Por isso, a nebulização pode ser feita até mesmo em casa sem precisar ir a clínicas e consultórios. A nebulização é um método de inalação de vapores contendo uma solução medicinal, geralmente corticosteróides e broncodilatadores, com efeito descongestionante rápido.

Este gás atinge as vias aéreas e libera o bloqueio na área que impede a passagem do ar. Este é um tipo de aerossolterapia ou oxigenoterapia. A nebulização é baseada no princípio de inalar vapores como remédios. Esta técnica é amplamente utilizada para tratar doenças respiratórias agudas ou crônicas. O tratamento dura cerca de 15-30 minutos e tem um efeito rápido em comparação, por exemplo, com medicamentos orais.

Além disso, há menos efeitos colaterais. Em qualquer caso, o especialista deve recomendar a dosagem. Não é recomendado administrar medicamentos por nebulização sem prescrição médica.

O que é um nebulizador?

Os nebulizadores são dispositivos usados ​​para pulverizar. Esses dispositivos produzem um aerossol, um tipo de vapor ou gás que contém uma suspensão de matéria sólida ou líquida, mas na forma de pequenas partículas.

Este tratamento é muitas vezes chamado de terapia de aerossol (ou terapia de nebulização). Nesse sentido, um nebulizador pode ser utilizado para administrar certos medicamentos por inalação, a maioria corticosteróides ou broncodilatadores, destinados a limpar as vias aéreas e os pulmões.

Este medicamento é recomendado para o tratamento das seguintes complicações:

  • gripe ou resfriado;
  • doença pulmonar obstrutiva crónica;
  • tosse com chiado;
  • bronquite;
  • bronquiolite;
  • bronquiectasia, 
  • pneumonia.

O nebulizador é usado para alívio rápido dos sintomas respiratórios e estabilização mais rápida do paciente. No entanto, também é usado para administrar certos tipos de medicamentos que se destinam apenas à inalação ou quando não podem usar outros sistemas de inalação.

Quais doenças respiratórias precisam do uso de nebulizadores?

O uso de nebulizador é recomendado para o alívio e redução de tosse, chiado no peito, coriza, espirros e obstrução nasal. Todos esses sintomas estão relacionados às seguintes doenças respiratórias:

  • asma;
  • bronquite;
  • pneumonia;
  • sinusite;
  • rinite alérgica;
  • fibrose cística;
  • rinossinusite;
  • bronquiectasia;
  • bronquiolite;
  • faringite;
  • amigdalite;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Onde comprar Inalador e Nebulizador

Para comprar Inalador e Nebulizador você precisa procurar um distribuidor autorizado, e não adquirir o produto em qualquer loja ou farmácia. O motivo para defendermos isso é muito simples e nós vamos explicar.

Os inaladores e nebulizadores são fundamentais para a vida de milhares de pessoas. Mas nem sempre são adquiridos com responsabilidade. Muitos acidentes e ocorrências acontecem pelo uso indevido do equipamento, seja por falta de treinamento ou pelo equipamento não ser mesmo o mais adequado.

Se você está procurando Inalador e Nebulizadorconte com a CF Care Hospitalar.

0 Comentario "Entenda o que é Nebulização e a Importância dos Inaladores"

Postar um comentário