Tipos de curativos: confira os 6 que você precisa conhecer!

 

Cada tipo de ferida merece cuidados e curativos especiais. É assim que funciona nos hospitais quando médicos e enfermeiros precisam tratar feridas na pele.

E assim deve ser quando tratamos lesões em casa.

Com este artigo, você conhecerá os seis principais tipos de curativos, além de como escolher o melhor, levando em consideração os diferentes estágios da ferida e o grau de contaminação.

Leia e verifique!

O que é ferida?

Uma ferida é uma quebra na continuidade do tecido da pele. Portanto, se aplicável, o tratamento de esterilização é chamado de cirúrgico. Mas se surge espontaneamente, “de dentro para fora” e está associado a alguma doença, é considerado patológico.

Por outro lado, uma lesão traumática é causada por fatores externos.

As feridas são de diferentes profundidades e graus de contaminação, por isso todas requerem tratamento diferente. E aí, quer saber um pouco mais sobre os principais tipos de ligamentos e lesões?

Quais são os principais tipos de curativos?

Podemos classificar os títulos de várias maneiras. Curativos passivos incluem curativos feitos com produtos de proteção de feridas, como algodão, gaze e fita adesiva.

No caso de substâncias ativas, sua finalidade pode ser proporcionar um ambiente úmido e limpo para a ferida ou conter substâncias que estimulem a cicatrização.

Outra classificação divide os curativos em curativos abertos, oclusivos, secos, úmidos e compressivos. Portanto, dependendo da lesão, um deles é necessário.

1. Alginato

Os curativos de Alginato de Cálcio e Sódio são ótimos para absorver o excesso de secreção produzido em alguns tipos de feridas, em um processo chamado de exsudação. Esses curativos têm propriedades de algas com a capacidade de absorver secreções e transformá-las em gel. Por isso, o curativo vai diretamente sobre a ferida e deve ter uma cobertura a mais com gaze e fita.

2. Gaze

Os gazes tem como função impedir que patógenos externos contaminem o machucado, ou seja, basicamente falando, a gaze estéril serve para fazer curativos para proteger a ferida de bactérias contidas no ar, na roupa, na cama, no sofá entre outros.

3. Hidrogel

A grande vantagem de um curativo com hidrogel é que ele mantém a área úmida e ajuda que as partes sem vida de uma ferida necrosada se descolem, sem causar dor à pessoa. Ele é indicado para feridas como úlceras, queimaduras de segundo grau e necroses.

4.  Hidrocolóide

Esse tipo de curativo é uma ótima opção para feridas com pouca produção de secreções e que não estejam infectadas. Eles mantêm a área limpa, úmida e protegida. Algumas marcas têm a vantagem de que podem permanecer mais de um dia sobre a ferida. Outro benefício é que são à prova d’água e fáceis de aplicar em áreas como cotovelos.

5. Antissépticos

Os antissépticos estão entre os principais tipos de curativos. Eles são mais simples, porém são eficazes na limpeza e impedimento de proliferação de bactérias. Os mais comuns são o álcool a 70% e aqueles à base de clorexidina. É importante ressaltar que o éter e a água oxigenada não são indicados para o tratamento de feridas.

6. Esparadrapo

esparadrapo  é uma fita flexível, com uma de suas superfícies coberta por uma substância colante que adere à superfície da pele ,utilizado em primeiros socorros ou cirurgia. Adesivos deste tipo encontram-se frequentemente em caixas de primeiros socorros.

Qual a importância de ter esses tipos de curativos em casa?

Para garantir uma cicatrização perfeita e evitar o agravamento de feridas que pedem mais cuidados é importante ir além da combinação tradicional com antisséptico, algodão e gaze. Por isso, vale a pena conhecer opções de curativos para garantir um bom kit de primeiros socorros e de cuidados médicos.

Se você está procurando Curativosconte com a CF Care Hospitalar.

0 Comentario "Tipos de curativos: confira os 6 que você precisa conhecer!"

Postar um comentário